domingo, 31 de janeiro de 2010

EVANGELHO, HOJE

O episódio da rejeição, do Evangelho de hoje, Lc 4, 21-30,continua ainda hoje a questionar a fé dos homens: continuam a se escandalizar diante de Jesus, prefeririam outro Salvador, que não fosse tão igual a nós.
Procuram basear sua fé em milagres, preferem as certezas das ciências.
Rejeitando este Profeta, outros - ideologias, poder, dinheiro, lideranças interesseiras... - são escolhidos.
O desafio está lançado.
Cada um deverá dar sua resposta.

DOM BOSCO - SANTO DO DIA

Um homem carismático, Dom Bosco sofreu.
Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos.
Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos.
Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento.
Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido.
Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.
Dom Bosco, criador dos oratórios.
Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens.
Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens.
Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração.
Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje.
São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos.
Fundou a Congregação dos Salesianos dedicado à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
São João Bosco, rogai por nós!


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

HOJE - CONVERSÃO DE SÃO PAULO


Conversão de São Paulo

O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos, que ele foi crescendo e buscando a palavra de Deus.

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus.

Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei e buscava colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita.

Tornou-se, então, um grande inimigo dele; tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que apedrejam Estevão, como uma atitude de aprovação.

Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo.

O interessante é que ele pensava estar agradando Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada.

Mas Nosso Senhor veio para salvar todos.

Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: “Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina.

Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues?'. Saulo então diz: 'Quem és, Senhor?'. Respondeu Ele: 'Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão'. Trêmulo e atônito, disse Saulo: 'Senhor, que queres que eu faça?' respondeu-lhe o Senhor: 'Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'. O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo.

Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo.

Sua primeira pregação foi feita em Damasco.

Muitos não acreditaram, mas ele perseverou.


São Paulo de Tarso , rogai por nós!

DOMINGOS 17 e 24 de JANEIRO

No domingo 17, Jesus atende o pedido da Mãe.
Toma o lugar central da festa, tornando-se seu protagonista.
Caracteriza o seu Reino, tanto pela abundância dos dons divinos - muito vinho - como pela qualidade, que supera toda expectativa.
Trata-se de uma alusão à Eucaristia, alimento e bebida do Reino.
Não deixa que a alegria da festa acabe.









Neste domingo, 24, a proposta de Lucas é tríplice:
1- aceitar Jesus Cristo, vindo de Deus a nos trazer a força do Espírito;
2- seguir Jesus pela ajuda aos enfermos, pela libertação dos presos, pela proclamação do Evangelho aos pobres;
3- conhecer a solidez do ensinamento, para cujo fim Lucas escreve o Evangelho.
É preciso inteirar-se do deste mistério de Cristo: de sua origem divina, da partilha de sua solicitude pelos pobres e pela profundidade de ensinamento.


Fonte: O DIA DO SENHOR

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ZILDA ARNS

Zilda Arns morreu ontem, 12 de janeiro no terremoto do Haiti.
Mulher e humanista Zilda Arns era um exemplo de liderança e determinação. Ela foi fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, e suas ações ajudaram a salvar milhares de crianças todos os anos, até mesmo fora do Brasil.
Sai ano, entrava ano e, na época do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, sempre vem à tona a discussão dos direitos e conquistas do sexo feminino. Por vezes, somos levados a crer que essas conquistas e discussões são recentes, mas exemplos de grandes mulheres provam o contrário. Médica pediatra e sanitarista, a doutora Zilda Arns Neumann era um deles. Sua história se confunde com a da Pastoral da Criança, que por meio do acompanhamento de crianças e gestantes ajudou a diminuir a mortalidade infantil em todo o país.
Nascida em 1934, em Santa Catarina, Zilda Arns guardava o sotaque alemão típico daquela região.
Indicada no ano passado ao Prêmio Nobel da Paz , a doutora Zilda, ou dona Zilda — como era chamada em algumas comunidades —, era uma líder nata, que inspirava tranqüilidade, firmeza e doçura. Viúva, ela tinha cinco filhos, oito netos e era irmã de algumas das maiores personalidades da vida religiosa brasileira: dom Paulo Evaristo Arns e dom Crisóstomo.
E foi junto com o irmão dom Paulo que, em 1982, ela teve a idéia de que a Igreja poderia ajudar a reverter a situação da mortalidade infantil no Brasil. Em pouco tempo e com o apoio da Unicef, nascia a Pastoral da Criança, no município de Florestópolis, no Paraná, onde o índice de mortalidade chegava a 127 mortes a cada mil crianças nascidas vivas. Rapidamente, a Pastoral conseguiu ótimos resultados, reduzindo a mortalidade infantil para 28 por mil após um ano de atividades. E com o apoio da Igreja Católica, foi levada a todos os 27 estados do país.
Zilda coordenava aproximadamente 155 mil voluntários, presentes em 32.743 comunidades dentro de bolsões de pobreza e miséria de 3.555 municípios brasileiros.
Em 2001, a Pastoral registrou uma taxa de mortalidade infantil inferior a 13 mortes para cada mil crianças nascidas vivas.
Só para se ter uma idéia da importância desse índice, a média nacional de mortalidade infantil no país é de 34,6 óbitos por mil crianças nascidas vivas, segundo o Unicef.
O governo paranaense decretou luto oficial por três dias. Que esse tempo possa servir para todos nós refletirmos sobre o legado humanitário de Zilda Arns e nos inspirarmos nessa mulher que abraçou o Brasil e o mundo.

Zilda, que Deus te dê a PAZ junto a Ele na eternidade!!!



domingo, 10 de janeiro de 2010

BATISMO DE JESUS

Hoje celebramos o Batismo do Senhor.
No Batismo de Jesus, o Pai dá a conhecer ao mundo seu Filho, no qual põe todo seu bem-querer.
Ungido pelo Espírito Santo, consagrado para a missão, Jesus dá a vida pela salvação de todos.
O Batismo é um sinal distintivo dos cristãos. Põe o ser humano num novo patamar de vida, que o caracteriza pela intimidade familiar com Deus.
O homem pelo Batismo, renasce para a vida divina.
Torna-se filho de Deus.
"Prometi no meu santo Batismo
ser fiel a Jesus sem cessar:
o que então meus padrinhos falaram,
hoje mesmo eu vim confirmar.
Fiel, sincero, eu mesmo quero
a Jesus prometer meu amor,
a Jesus prometer meu amor"

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DIA DE REIS


O Dia de Reis, segundo a tradição seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita dos três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro.

A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

A data marca, o dia para a
veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

domingo, 3 de janeiro de 2010

EPIFANIA DO SENHOR

Celebra-se hoje, 2 domingos depois do Natal, a Epifania do Senhor.
A Epifania representa a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo.
Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão celebra como epifanias três eventos: a Epifania propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em Mateus 2, 1-12) e que é celebrada no dia 6 de Janeiro;
a Epifania a João Batista no rio Jordão;
e a Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério.