segunda-feira, 26 de julho de 2010

DIA DOS AVÓS



Comemora-se o Dia dos Avós hoje, 26 de julho.

Este dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima e avós de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Conta a história que Ana e o seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos. Todavia, rezavam muito fervorosamente, pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança.

Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida.

Este santo casal teve a graça de ter uma menina, a mais agraciada de toda a história, a incomparável Maria.

Santa Ana morreu quando Nossa Senhora tinha apenas 3 anos.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.

Maria Imaculada cresceu a conhecer e a amar a Deus e, por ser a mais perfeita criatura que já pisou a terra, foi por Ele a escolhida desde toda a eternidade para ser Mãe do Seu Filho.

São Joaquim e Santa Ana são então os padroeiros dos avós.

Peçamos a sua intercessão para todos os avós do mundo: para que sejam fortalecidos pela graça de Deus e tenham sempre um conselho, uma palavra de conforto e de esperança para dar aos seus familiares, sobretudo aos hoje tão desorientados netinhos."
FELICIDADES VOVÓS E VOVÔS!!!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O SEMEADOR

Para refletir
Evangelho (Mateus 13,1-9)

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas:“O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”
São Lorenço, rogai por nós!!!

domingo, 18 de julho de 2010

EVANGELHO, HOJE

PARA REFLETIR
Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”
41 O Senhor, porém, lhe respondeu:
“Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

O VERDADEIRO SOGNIFICADO DO ESCAPULÁRIO


Muitas pessoas usam o escapulário ou outros objetos de devoção sem saber o seu verdadeiro significado, pior ainda quando usam como um amuleto, algo mágico que dá sorte, que livra de mau olhado ou coisa semelhante. Como se o verdadeiro sentido não viesse do coração daquele que usa tal objeto, que conhecendo o seu verdadeiro significado o usa para sinalizar algo que esta no seu intimo, sua fé, seus propósitos, sua conversão, a quem pertence. Muitos usam cruzes, medalhinhas, terços e grande numero usam o escapulário de Nossa Senhora do Carmo; como modismo, porque todo mundo esta usando ou aquele artista usou na novela. Qual o verdadeiro significado do Escapulário?
O Escapulário ou Bentinho do Carmo é um sinal externo de devoção mariana, que consiste na consagração à Santíssima Virgem Maria, por meio da inscrição na Ordem Carmelita, na esperança de sua proteção maternal. O escapulário do Carmo é um sacramental. No dizer do Vaticano II, “um sinal sagrado, segundo o modelo dos sacramentos, por intermédio do qual significam efeitos, sobretudo espirituais, que se obtêm pela intercessão da Igreja”. (SC 60)
“A devoção do Escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo copiosa chuva de graças espirituais e temporais”. (Pio XII, 6/8/50)
A devoção ao Escapulário de Nossa Senhora do Carmo teve início com a visão de São Simão Stock. Segundo a tradição, a Ordem do Carmo atravessava uma fase difícil entre os anos 1230-1250. Recém-chegada à Europa como nômade, expulsa pelos mulçumanos do Monte Carmelo, ela atravessava um período crítico. Os frades carmelitas encontravam forte resistência de outras ordens religiosas para sua inserção. Eram hostilizados e até satirizados por sua maneira de vestir. O futuro da Ordem era dirigida por Simão Stock, homem de fé e grande devoto de Nossa Senhora. Nesta aflitiva situação ele compôs uma oração, que repetia constantemente.
Flor do Carmelo, Videira florescente,Esplendor do Céu,Mãe sempre Virgem e Singular,Aos Carmelitas daí privilégiosÓ Estrela do Mar.
Ao pedir “privilégios” o santo monge buscava junto à Mãe do Céu, sinais evidentes de proteção à Ordem a Ela dedicada. No dia 16 de julho de 1251, enquanto o piedoso Simão rezava esta oração, a Virgem apareceu. Tomando o escapulário nas mãos disse: “Filho caríssimo, recebe este Escapulário, sinal especial de minha confraternidade. Eis o sinal da salvação! Salvação dos perigos. Quem morrer revestido com ele, não padecerá do fogo do eterno”.
O escapulário era um avental usado pelos monges durante o trabalho para não sujar a túnica. Colocado sobre as escápulas (ombros), o escapulário é uma peça do hábito que ainda hoje todo carmelita usa.
Com o tempo, estabeleceu-se um escapulário reduzido para ser dado aos fiéis leigos. Dessa forma, quem o usasse poderia participar da espiritualidade do Carmelo e das grandes graças que a ele estão ligadas; entre outras o privilégio sabatino: em sua bula chamada Sabatina, o Papa João XXII afirma que aqueles que usarem o escapulário serão depressa libertados das penas do purgatório no sábado que se seguir a sua morte. As vantagens do privilégio sabatino foram ainda confirmadas pela Sagrada Congregação das Indulgências, em 14 de julho de 1908.
O escapulário é feito de dois quadradinhos de tecido marrom unidos por cordões, tendo de um lado a imagem de Nossa Senhora do Carmo, e de outro o Coração de Jesus, ou o brasão da Ordem do Carmo. É uma miniatura do hábito carmelita, por isso é uma veste. Quem se reveste do escapulário passa fazer parte da família carmelita e se consagra a Nossa Senhora. Assim, o escapulário é um sinal visível da nossa aliança com Maria.

É importante destacar algumas atitudes que devem ser assumidas por quem se reveste deste sinal mariano:
• Colocar Deus em 1º lugar na sua vida e buscar sempre realizar a vontade D’ele.

• Escutar a Palavra de Deus na Bíblia e praticá-la na vida.

• Buscar a comunhão com Deus através da oração, que é um diálogo íntimo que temos com Aquele que nos ama.

• Abrir-se ao sofrimento do próximo, solidarizando-se com ele em suas necessidades, procurando solucioná-las.

• Participar com freqüência dos sacramentos da Igreja, Eucaristia e Confissão, para poder aprofundar o mistério de Cristo em sua vida.
O escapulário não é sinal de proteção mágica: não é amuleto. Não é garantia automática de salvação. Não nos dispensa de viver as exigências da vida cristã.

A imposição do Escapulário do Carmo é feita uma única vez para toda a vida, por um religioso carmelita ou por um sacerdote que siga o rito estabelecido pela Igreja. A benção é dada à pessoa para que ela seja digna de vesti-lo, e não ao escapulário.

O escapulário gasto pode ser substituído por outro ou por uma medalha.
Fonte consultada: http://www.carmelitas.org.br

sexta-feira, 16 de julho de 2010

HOJE É A FESTA!!!

A FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO É HOJE!!!
VAMOS PARTICIPAR DA MISSA ÀS 16H.
MISSA FESTIVA, LINDA, CHEIA DE GRAÇAS!!!
Aguardem as fotos, ok? Estarei lá, a postos!!!
Bjkas!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A FESTA É AMANHÃ

Amanhã, 16 de julho é a Festa de Nossa Senhora do Carmo.
Teremos missas às 7h, 8h, 16h e 18h.
Tema:
"CARMELITAS COM MARIA,
CELEBRANDO O
CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE".
A Missa das 16h será presidida pelo
Bispo Dom Remídio José Bohn.
Participe!!!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

MISSA DA IMPOSIÇÃO DO ESCAPULÁRIO

Sábado, 10 de julho,
foi celebrada a Missa mensal da Catequese,
esta com a Imposição do Escapulário.
As crianças participaram ativamente da celebração,
cantando e rezando quando a ocasião pedia.




Perdão...












Leitura feita por um casal de pais.



Preces









































Benção dos Escapulários



























Maravilhosa Celebração!!!
Obrigada crianças por tornar possível esta FESTA!!!



NOSSA SENHORA DO CARMO,
ROGAI POR NÓS!!!






Estamos lindos, não???
Bjks a todos!!!
Copiem as fotos para os álbuns, ok?
Catequistas, enviem suas fotos para enriquecer nosso Blog!!!