sábado, 27 de novembro de 2010

ADVENTO - 1º DOMINGO


TEMPO DE  ADVENTO

Desfazer-se do supérfluo,
olhar ao redor para a prática da caridade,
escutar mais e melhor a Palavra de Deus.

 Tempo de graça, pois o Senhor,
virá, vem e veio,
Nosso Salvador, Jesus Cristo!
Maranathá!
 Vem, Senhor Jesus!

Fonte: Canção Nova

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SANTA CATARINA- PADROEIRA DA MODA

Santa Catarina nasceu em Alexandria e foi uma das célebres mártires dos primeiros séculos.
Segundo a lenda, seu pai era rei de Alexandria.
Além de singular beleza, era dotada de grande inteligência e vasta cultura.
Fascinado por sua beleza, Maximino Daia procurou divorciar-se de sua esposa a fim de casar-se com ela.
Diante da recusa de Catarina, o imperador convocou cinqüenta filósofos com a incumbência de provar-lhe que Jesus, morto numa cruz, não podia ser Deus.
Entretanto, a Santa não somente refutou suas posições como a todos converteu ao cristianismo.
Maximino mandou, pois, torturá-la sob rodas com pontas de ferro que nada fizeram contra ela.
 Por causa disso, Santa Catarina é invocada pelos que trabalham com rodas. Foi levada daí para fora da cidade.
 Quando deceparam sua cabeça, do seu pescoço começou a brotar leite ao invés de sangue. daí ser ela invocada pelas mães que, tendo pouco leite, devem amamentar seus filhos.
Os relatos de seu martírio continuam dizendo que os anjos desceram dos céus e levaram seu corpo para o monte Sinai, onde mais tarde teria surgido um mosteiro consagrado à sua memória.

SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA, rogai por nós!!!

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS



O Dia de Ação de Graças  é  observado como um dia de gratidão, a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.
Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.

Agradecer é um gesto de humildade e amor.

Devemos agradecer a Deus principalmente
pela nossa vida.

Deus nos concede tantas graças, por isso precisamos sempre agradecer.





terça-feira, 23 de novembro de 2010

CAMI

 O CAMI (Catequistas Mirins) é um novo grupo de crianças que já fizeram a Primeira Eucaristia que se reunirão semanalmente para conhecerem melhor Jesus com o auxílio da Catequista Regina Rocha.

Este grupo se propõe não somente isso, mas realizar ações concretas como visitar creches, fazer algum trabalho social.

Na próxima quinta-feira às 19h haverá uma nova reunião para traçar estratégias.

As fotos a seguir são da reunião realizada no dia 17 na nossa Paróquia.






Convidamos as crianças que já fizeram a Primeira Eucaristia e quiserm participar que enviem um e-mail para
para receberem as instruções.
Vamos participar sempre
Caminhando Junto com Jesus!!!

domingo, 21 de novembro de 2010

CRISTO REI


 

Hoje celebramos com toda a Igreja a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Mais do que Rei do Universo – pois Cristo já é o Rei dele, pois foi Ele, com o Pai, que tudo fez em unidade com o Espírito Santo – Cristo Jesus quer ser Rei do universo do coração e da vida de cada um de Seus filhos, ou seja, cada um de nós, pois tal filiação se deu no nosso batismo.


Segundo o Evangelho, pela Morte de Cristo na cruz nos foi garantido o paraíso, no qual a morte não possui mais a última palavra na nossa vida; na cruz, pela Morte e Ressurreição, Cristo garante a realeza e o poder sobre tudo, inclusive sobre a morte.


Que nesta festa de Cristo Rei, tenhamos a coragem de romper com tudo aquilo que tomou lugar do senhorio de Jesus em nossa vida; que venhamos a eliminar tudo isso que ocupa o lugar de Cristo Rei em nossa vida, para que só Ele – exclusivamente Ele – possa reinar em nós.



Fonte Canção Nova





ANIVERSÁRIOS

Hoje, com grande alegria festejando a vida, nosso querido Pároco Frei Ivo e também nosso amigo Frei Vilson.
Aos dois, um caloroso abraço e desejos de muita saúde, paz e tranquilidade.
FELICIDADES e Graças de Deus!!!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

HOJE - REUNIÃO DO CAMI

Hoje, às 18h30min, teremos a reunião do CAMI (catequistas mirins).
Com a coordenação da catequista Regina Rocha esperamos que seja um sucesso!!!
Participem!!!

domingo, 14 de novembro de 2010

A PALAVRA DE DEUS NÃO PASSA

A Liturgia da Palavra, hoje, nos ensina na 1ª leitura do Profeta Malaquias que a prosperidade dos soberbos é passageira, mas o temor de Deus leva a justiça.

São Paulo na segunda carta aos Tessalonicenses, na segunda leitura nos diz que a comunidade cristã deve evitar a ociosidade e ganhar o pão com as próprias mãos.

No Evangelho de São Lucas,
o Filho do homem virá julgar com justiça.
Para alcançar a vida eterna é preciso ser sóbrio e perseverante.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FOTOS DA MISSA DAS CRIANÇAS DE 9 DE OUT

Finalmente consegui algumas fotos da Missa das Crianças do dia 9 de Outubro.
A missa esteve bem animada por todas as crianças.
Aproveito para avisar a todos, que neste mes de novembro não será realizada a Missa das Crianças, pois coincidirá com o feriadão do dia 15 de Novembro, OK?




As fotos foram uma gentileza da catequista Regina.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIA DE FINADOS - INDULGÊNCIA PLENÁRIA

“A indulgência retira as penas das almas do purgatório”



No Dia de Finados, “aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos. Diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial (Encher. Indulgentiarum, n.13)”.


“Ainda neste dia, em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos, igualmente lucra-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos; a obra que se prescreve é a piedosa visitação à igreja, durante a qual se deve rezar o Pai-nosso e Creio, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Sumo Pontífice (que pode ser um Pai Nosso e Ave-Maria, ou qualquer outra oração conforme inspirar a piedade e devoção).” (pg. 462 do Diretório Litúrgico da CNBB).


Mas, afinal, o que é indulgência? Para falar deste assunto tão comentado pelos fiéis da Igreja Católica, durante o Dia de Finados, o cancaonova.com conversou com o professor Felipe Aquino.


O que é indulgência?


Felipe Aquino: A indulgência é o cancelamento das penas devidas pelos pecados que nós cometemos e que já foram perdoados na confissão. Mas é preciso explicar uma coisa: quando se comete um pecado grave, há duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é aquela ofensa que se faz a Deus e a confissão perdoa. No entanto, ainda fica a chamada ‘pena temporal’, que é o estrago causado pelo pecado na sua própria alma, porque você deixou de ser mais santo. Então, há de querer recuperar isso. Essa pena nós cumprimos aqui na terra com orações e penitências ou no purgatório, se a pessoa morrer com elas.


A indulgência retira essas penas das almas do purgatório; elas fazem aquilo que nós chamamos de sufrágio da alma.


A indulgência é do tempo de Jesus ou uma criação do Papa?


Felipe Aquino: A indulgência é uma descoberta da Igreja, mas que, evidentemente, está no coração de Jesus. Ele não ensinou todas as coisas para Igreja, mas deixou que o Espírito Santo fosse as ensinando. Tanto é que, na Santa Ceia, Ele disse para os apóstolos: “Eu ainda tenho muitas coisas para ensinar, mas vocês não estão preparados para ouvir agora. Quando vier o Espírito Santo ensinar-vos-á todas as coisas ” (Jo 16,12). O Espírito de Deus, então, foi ensinando para a Igreja, nesses 2 mil anos, e as indulgências começaram logo nos primeiros séculos. Ela foi aprovada pela Igreja e pelos papas até hoje, mas, evidentemente, está tudo no coração de Jesus.


Há diferentes tipos de indulgências?


Felipe Aquino: Há dois tipos de indulgências: a plenária e a parcial. A indulgência parcial é aquela que nós conseguimos para uma alma do purgatório, e ela fica aliviada de parte de suas penas. Na indulgência plenária, a alma fica aliviada de todas as suas penas, ou seja, dali, ela vai para o céu.


‘Cumprindo-se 4 exigências, pode-se ganhar uma indulgência plenária a cada dia’


Podemos fazer as indulgências em qualquer época do ano?


Felipe Aquino: Sim. Podemos ganhá-las todos os dias para a nossa alma ou para uma alma do purgatório. Basta fazer uma boa confissão, participar da Eucaristia, rezar pelo o Papa pelo menos um Pai Nosso e uma Ave-Maria. Depois, fazer uma das quatro coisas que eu vou dizer agora: fazer meia hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, meia hora de leitura bíblica meditada, a via-sacra na Igreja, ou rezar um terço em família ou na comunidade diante de um oratório com a imagem de Nossa Senhora. Cumprindo essas 4 exigências, a pessoa pode ganhar uma indulgência plenária a cada dia, uma vez por dia e para cada alma.


Podemos oferecê-la para alguém? Qualquer alma pode recebê-las?


Felipe Aquino: Podemos oferecer para qualquer alma do purgatório ou para nossa própria alma. A condição é essa, que a alma esteja no purgatório.


cancaonova.com: Se eu ofereço a indulgência para alguma alma, preciso continuar rezando por ela?


Felipe Aquino: Se você quiser, continua rezando, mas se cumpriu as quatro exigências para a alma conseguir a indulgência, pronto. Agora, se você quiser continuar rezando mais, pode.


Se eu rezo por alguma alma, mas ela já está no céu ou no inferno, minhas orações são em vão?


Felipe Aquino: Não são. Todas as orações pertencem à comunhão dos santos, que é a união da Igreja que está na Terra, no Céu e no Purgatório. Qualquer oração, se não beneficia a Igreja padecente no purgatório, pode beneficiar a Igreja militante na Terra.


E quanto às crianças que faleceram, também necessitam de nossas orações?


Felipe Aquino: Recentemente, o Papa Bento XVI colocou essa questão bem clara; ele pediu, inclusive, para a Comissão Teológica Internacional do Vaticano estudar a questão. Eles foram bem claros: a criança que morre sem o batismo está salva, vai para o céu. Mas a Igreja recomenda que se reze por essa criança.


Fonte: www.cancaonova.com

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

TODOS OS SANTOS

No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a festa de Todos os Santos. Segundo a tradição, ela foi colocada neste dia, logo após 31 de outubro, porque que os celtas ingleses - pagãos -, celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nesta noite (Halloween).

Nesse dia, a Igreja militante (que luta na Terra) honra a Igreja triunfante do Céu “celebrando, numa única solenidade, todos os Santos” – como diz o sacerdote na oração da Missa – para render homenagem àquela multidão de Santos que povoam o Reino dos Céus, que São João viu no Apocalipse.

Esta imensa multidão de 144 mil, que está diante do Cordeiro, compreende todos os servos de Deus, aos quais a Igreja canonizou através da decisão infalível de algum Papa, e todos aqueles, incontáveis, que conseguiram a salvação, e que desfrutam da visão beatífica de Deus. Lá “eles intercedem por nós sem cessar”, diz uma de nossas Orações Eucarísticas. Por isso, a Igreja recomenda que os pais ponham nomes de Santos em seus filhos.