domingo, 30 de outubro de 2011

DOMINGO, 30 NA LITURGIA


Hoje a Palavra de Deus:
Na Profecia de Malaquias, Deus exige dos responsáveis pela comunidade não recriminar ninguém e dar o bom exemplo.
Na Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1Ts 2,7b-9,13, São Paulo elogia quem acolhe a palavra de Deus e dá bons frutos.
No Evangelho de Mateus, 23, 1-12, Jesus diz que só Ele é o Mestre e nós somos irmãos.
Condena o farisaismo que só quer ensinar mas não praticar o que diz.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SÃO JUDAS TADEU



Hoje celebramos SÃO JUDAS TADEU.

Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22). 

Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu. 

Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas. 



São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.


Oração para se rezar nas situações difíceis:
Glorioso S. Judas, ilustre Apostolo e mártir de Jesus Cristo, resplandecente de virtudes e de milagres, fiel e pronto advogado dos que vos veneram e tem confiança em vós, vós sois o patrono e o poderoso auxílio nas situações difíceis. Por isso, eu recorro e recomendo-me a vós. Vinde em meu auxilio, eu vos suplico, com a vossa poderosa intercessão, pois obtivestes de Deus o privilegio de ajudar os que perderam toda a esperança. Dignai-vos baixar os vossos olhos sobre mim; a minha vida é uma vida de cruz, os meus dias, dias de angústia, e o meu coração um mar de amargura. Todos os meus caminhos estão cobertos de espinhos e quase não tenho um lugar de repouso. Não me abandoneis nesta triste situação. Não vos deixarei enquanto não me tiverdes atendido. Apressai-vos a socorrer-me. Ficar-vos-ei reconhecido o resto da minha vida, reverenciar-vos-ei sempre como meu patrono especial e prometo-vos espalhar o vosso culto e a força do vosso nome. Assim seja.





 São Judas Tadeu, rogai por nós!



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PARABÉNS,FREI CARLOS!!!



Encontramos com Frei Carlos que hoje, 27 de Outubro, festeja mais um aniversário. Junto dele sua sobrinha Luisa e as crianças da nossa Comunidade
 Anjinhas de Jesus.

Parabéns, Frei Carlos, que Deus te abençoe e te acompanhe em todos os projetos maravilhosos que participas com tua alegria e criatividade!!!

PASSEIO


 Hoje, depois do lanche, fizemos um passeio no pátio da Paróquia.

As crianças se divertiram e aproveitaram o sol e a temperatura agradável.
Suzan, Mariana, Gabriel, nosso mais novo amigo, Ana Cláudia, Vitória, Carol e Bianca.









terça-feira, 25 de outubro de 2011

SANTO ANTÔNIO DE SANT'ANA GALVÃO


Conhecido como "o homem da paz e da caridade", Antônio de Sant'Anna Galvão, nasceu no dia 10 de Maio de 1739, na cidade de Guaratinguetá, São Paulo. 

Cheio do espírito da caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso o povo a ele recorria em suas necessidades. 
A caridade de Frei Galvão brilhou, sobretudo, como fundador do mosteiro da Luz, pelo carinho com que formou as religiosas e pelo que deixou nos estatutos do então recolhimento da Luz. São páginas que tratam da espiritualidade, mas em particular da caridade de como devem ser vivida a vida religiosa e tratadas as pessoas de dentro e de fora do "recolhimento". 

Frei Galvão é o religioso no qual o coração é de Deus, mas as mãos e os pés são dos irmãos. 
Toda a sua pessoa era caridade, delicadeza e bondade: testemunhou a doçura de Deus entre os homens. 
Era o homem da paz, e como encontramos no Registro dos Religiosos Brasileiros: 
"O seu nome é em São Paulo, mais que em qualquer outro lugar, ouvido com grande confiança e não uma só vez, de lugares remotos, muitas pessoas o vinham procurar nas suas necessidades". 



O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido, na Liturgia, pelo saudoso Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão em 1998 em Roma. 


Com a canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil, a 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro.


Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, rogai por nós!

domingo, 23 de outubro de 2011

LITURGIA DE DOMINGO


Hoje na Liturgia,
Deus reprova os que discriminam os marginalizados e indefesos, aos quais Ele garante sua misericórdia
 (Livro do Êxodo 22, 20-26).

São Paulo na Primeira Carta aos Tessalonissenses 1, 5c-10, 
elogia os que abandonam seus ídolos e se tornam modelo na comunidade,
pelo testemunho da fé.

No Evangelho de Mateus 22, 34-40,
Cristo ensina que 
acima de toda lei está a observância do maior mandamento:
AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO!!!

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

domingo, 16 de outubro de 2011

TEMOS DADO A DEUS O QUE É DE DEUS???


"DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E
A DEUS O QUE É DE DEUS!!!
Mt 22, 15-21

A política tem tomado o lugar da religião. Damos a César o que é de César. Mas não damos a Deus o que é de Deus, embora esse Deus moderno seja o grande arquiteto que anula o Cristo do qual temos recebido o nome. A fé se reduz a uma ideia mais conforme com a filosofia natural do que com a dos versículos dos Evangelhos.
Temos que nos perguntar se damos a Deus o que é de Deus. Porque, embora sabendo que Ele é o verdadeiro Senhor de nossas vidas, muitas vezes O temos relegado a um segundo plano quando nos declaramos independentes ou buscamos nosso próprio bem, no lugar da vontade que é absoluta no céu e que deveria ser também soberana na terra, como rezamos no Pai Nosso.
Fonte: Canção Nova.

sábado, 15 de outubro de 2011

CONVITE


Convidamos para a recepção da Virgem Peregrina do Carmo,
que acontecerá amanhã, 16 de outubro
na nossa Paróquia do SS Sacramento às 18h
quando haverá uma Missa de acolhida à imagem da Santa.

Participem!!!

SANTA TERESA DE ÁVILA


Hoje celebramos,
SANTA TERESA DE ÁVILA,
doutora da Igreja Católica.

Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila, onde viveu um período no relaxamento, pois muito se apegou às criaturas, parentes e conversas destrutivas, assim como conta em seu livro biográfico. 

Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo.

 Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita.

 Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino. 

Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila. Daí partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos.



Santa Teresa deixou-nos várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo : “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”.


 Morreu em Alba de Tormes na noite de 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa.

O seu segredo foi o amor. 

Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. 

Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 disse uma das últimas palavras: 
"Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer". 

SANTA TERESA, ROGAI POR NÓS!!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MISSA DA CATEQUESE - Nossa Senhora Aparecida e Dia da Criança


Missa de Outubro da Catequese, pelo dia de
Nossa Senhora da Conceição Aparecida e
Dia da Criança.

Cliquem na imagem para ver maior.




A leitura proclamada pela
Ana Cláudia da Comunidade
Anjinhas de Jesus.



Frei Xavier presidiu a celebração.






Ofertório




 Mãe Aparecida, rogai por nós!!!




Nossa coordenadora, Jussara.










Distribuição de pirulitos para os catequizandos e crianças presentes.



Benção Final.




 Minhas Anjinhas de Jesus, Ana Cláudia e Bianca.



Nosso amigo Tales, que canta e encanta!!!

Próxima Missa, não esqueçam,
dia 12 de novembro.

E lembrem, sem Missa não há Eucaristia!!!
Portanto, PARTICIPEM!!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PADROEIRA DO BRASIL




Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. 




A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG). 

Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede. 

A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. 

A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. 


 O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. 

Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus. 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
rogai por nós!!!

sábado, 8 de outubro de 2011

É HOJE

É hoje a Missa da Catequese relativa a outubro, em comemoração ao dia de
Nossa Senhora da Conceição Aparecida e
dia da criança.

PARTICIPEM!!! Às 16h.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MISSA DA CATEQUESE


Amanhã, 8 de outubro,
 a Missa mensal da Catequese.

Às 15h30min esperamos todas as crianças e pais
 para celebrarmos juntos
 esta Missa tão especial!

Participem, pois sem Missa não há Eucaristia!

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO




Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.


A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus. 


Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!





terça-feira, 4 de outubro de 2011

SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.

Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza".


No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas".

Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. 


O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.


São Francisco de Assis, rogai por nós!

domingo, 2 de outubro de 2011

FESTA DE SANTA TERESINHA


 A turminha do CAMI conduziu o andor com Santa Teresinha.









 Frei Xavier foi o presidente da celebração.






A Relíquia de Santa Teresinha.








 Chuva de rosas no final.




Benção final com a Relíquia de Santa Teresinha.

SANTA TERESINHA, ROGAI POR NÓS!!!