domingo, 29 de junho de 2014

SÃO PEDRO E SÃO PAULO


Celebramos, hoje, os apóstolos São Pedro e São Paulo
rezando de modo especial, pelo Papa francisco.

Pedro é a rocha, a pedra, sobre a qual Cristo continua a edificar a sua Igreja. Rocha, que só é firme, porque é obra de Deus.

Paulo, o apóstolo das nações e mestre incansável, tudo venceu pela graça de Deus.

Jesus Cristo, pastor eterno, edifica a Igreja enviando os apóstolos assim como o Pai O enviou.

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!!!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi.

Neste ano a Festa é celebrada hoje, 27 de junho.

O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. 

No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34). Diz a Liturgia que “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia”. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando uma conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus. 

Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Senhor, estamos aqui para consagrar a nossa família e nossa comunidade ao vosso Coração Sagrado, cheio de bondade, misericórdia e amor. Dai-nos a paz, espírito de fé e muita esperança para enfrentar com serenidade os desafios e lutas do cotidiano. E que o verdadeiro amor se faça presente, dia e noite, a cada instante, em nossos lares, em nossa comunidade, no coração de cada um de nós. Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós. Fazei nosso coração semelhante ao Vosso: mais humilde e desprendido; mais generoso e comunitário. Unidos ao Espírito Santo, imploramos também a bênção especial de Maria Santíssima, Mãe da Igreja, Rainha dos Apóstolos, Estrela da Nova Evangelização, nossa Mãe e protetora celeste. 
Amém.

Sagrado Coração de Jesus, 
eu confio e espero em vós,
Amém!!!

terça-feira, 24 de junho de 2014

NATIVIDADE DE JOÃO BATISTA

A liturgia faz-nos celebrar a Natividade de São João Batista, 
o único Santo do qual se comemora o nascimento,
 porque marcou o início do cumprimento das promessas divinas: 
João é aquele «profeta», identificado
com Elias, que estava destinado a preceder imediatamente o Messias para preparar o povo
de Israel para a sua vinda 
 De todos os santos, João é o único do qual celebramos o nascimento.
 Todos os outros tem a festa celebrada no dia da morte. 
Conta a tradição que quando João nasceu, sua mãe teria acendido uma grande fogueira para anunciar o nascimento do bebê. Assim, sua prima Maria poderia saber do acontecido mesmo de longe, ao ver o sinal de fumaça no céu. 

João nasceu de Isabel, que era prima de Maria, mãe de Jesus. De acordo com os evangelhos, João foi o precursor do ministério de Jesus. Ainda no ventre da mãe, João alegrou-se com a chegada de Maria. 
Foi ele quem batizou Jesus nas águas do rio Jordão e apontou "o cordeiro de Deus" para seus discípulos. 

Os evangelistas apresentam João como precursor do Messias. 
O dia de seu nascimento é chamado de "Aurora da Salvação". 
João inicia sua missão alguns anos antes de Jesus iniciar a sua própria missão terrestre. 

Ele era um filho muito desejado por seus pais, Isabel e Zacarias, ela estéril e ele de origem sacerdotal e já com idade bem avançada. 
Conforme a indicação de Lucas, Zacarias recebeu o anúncio do anjo que seria pai. Duvidou e ficou mudo. Isabel, confiante, gerou João, o último profeta e o primeiro apóstolo.
 O menino foi crescendo e fortificando-se em espírito e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.

Com palavras firmes, pregava a conversão e a necessidade do batismo de penitência. Anunciava a vinda do Messias prometido e esperado. Sua originalidade era o convite a receber a purificação com água no rio Jordão, prática chamada batismo. Daí o seu apelido de Batista.

Ele morre degolado sob o governo do rei Herodes Antipas, por defender a moralidade e os bons costumes. O seu martírio é também celebrado na liturgia da igreja.

Reflexão:

São João Batista é um dos Santos mais populares em todo o mundo cristão. A sua festa é muito alegre e até folclórica. Com muita música e danças, o ponto central é a fogueira, lembrando aquela primeira feita por seus pais para comunicar o seu nascimento. João é elo de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança. É também lembrado como um grande profeta. 

Oração:

São João Batista ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo". Amém.
Depois de Nossa Senhora, talvez seja João Batista o santo mais venerado pelos Cristãos.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

CORPUS CHRISTI



Hoje celebramos Corpus Christi.

O pão de Deus é o pão que desce do céu para dar a vida 

ao mundo. 

Jesus é esse pão, a sua própria carne e 

o seu próprio sangue:

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu".


Na Eucaristia, Jesus não dá alguma coisa, 

mas dá-se a si mesmo;

pão partido e partilhado, 

o Pão da Vida que o Pai dá aos homens.


domingo, 15 de junho de 2014

SANTÍSSIMA TRINDADE


Neste domingo, 15 de junho de 2014, celebramos a 
Santíssima Trindade.

Nós cremos que Deus são três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo unidas num mesmo amor.

domingo, 8 de junho de 2014

PENTECOSTES - A VINDA DO ESPÍRITO SANTO



PENTECOSTES

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia". 

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Quem é o Espírito Santo? 

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.