terça-feira, 29 de julho de 2014

NOSSA SENHORA DO CARMO E O ESCAPULÁRIO



No dia 10 de Julho, convidei Frei Evandro para falar sobre Nossa Senhora do Carmo e o Escapulário para as crianças da Catequese,

Foi muito interessante e todos gostaram muito.

No fim do encontro o Frei entronizou o Escapulário em todas as crianças.

Vejam as fotos, cliquem para ampliar e copiem se quiserem!!!























NOSSA SENHORA DO CARMO,
ROGAI POR NÓS!!!

sábado, 26 de julho de 2014

SANT'ANA E SÃO JOAQUIM




Celebramos, hoje, 26 de julho, a Festa de Sant'ana e São joaquim, os avós de Jesus, pais de Nossa Senhora.

A festa de ambos registra-se, desde 1969, em 26 de julho. Em algumas regiões, seu culto e devoção são muito vivos. 

Atualmente, são muitas as igrejas dedicadas a eles, pois a tradição nos sugere que avôs de Jesus devem ser reverenciados. 

Foram eles que prepararam, aqui na terra, a Mãe de nosso Salvador. 

O papel dos avôs na vida das crianças é muito importante. A sabedoria popular costuma dizer que avó é mãe duas vezes, porque é mãe da mãe, ou do pai. O mesmo raciocínio se usa para o avô.

Na sociedade moderna, talvez esses valores se percam ou estão ameaçados de se perder, dado o grande número de divórcios, mas cabe àqueles que ainda valorizam a família incutir nos filhos o carinho pelos avôs, pois eles podem ter um papel muito importante na formação do caráter dos netos, auxiliando, assim, os pais. Por isso rezemos por todos os nossos avós e confiemos sempre na importância da pessoa de terceira idade, pela sua santidade e experiência, na vida de todos nós.

 Que São Joaquim e que Santa Ana abençoem a todas as famílias.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO






 Segundo a tradição carmelitana,  a data de 16 de Julho foi em que Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock e lhe entregou o escapulário.

 Com o passar do tempo, no início do século XVII a data de dezesseis de julho se transformou em data oficial da “festa do escapulário” e, imediatamente, começou a ser celebrada também fora da Ordem Carmelitana. 
Em 1726, esta data solidificou-se como a festa da Virgem do Carmo por toda a Igreja do Ocidente, pela ação do Papa Bento XIII. 

No próprio da missa do dia não se faz menção ao escapulário ou à visão que teve São Simão; porém, ambos os fatos são mencionados nas leituras do segundo noturno das Matinas no antigo Breviário e o escapulário no prefácio especial usado pelos carmelitas.


A Ordem dos Carmelitas, uma das mais antigas na história da Igreja, embora considere o profeta Elias como o seu patriarca modelo, não tem um verdadeiro fundador, mas um grande amor: o culto a Maria, honrada como a Bem-aventurada Virgem do Carmo. “O Carmo - disse o cardeal Piazza, carmelita - existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”.

NOSSA SENHORA DO CARMO,
ROGAI POR NÓS!!!

domingo, 13 de julho de 2014

PARÁBOLA DO SEMEADOR


Parábola do Semeador:

Naquele mesmo dia, tendo saído de casa, Jesus sentou-se à borda do mar; – em torno dele logo reuniu-se grande multidão de gente; pelo que entrou numa barca, onde sentou-se, permanecendo na margem todo o povo. – Disse então muitas coisas por parábolas, falando-lhes assim:
Aquele que semeia saiu a semear; e, semeando,
– Uma parte da semente caiu ao longo do caminho e os pássaros do céu vieram e a comeram.
– Outra parte caiu em lugares pedregosos onde não havia muita terra; as sementes logo brotaram, porque carecia de profundidade a terra onde haviam caído. Mas, levantando-se, o Sol as queimou e, como não tinham raízes, secaram.
– Outra parte caiu entre espinheiros e estes, crescendo, as abafaram.
– Outra, finalmente, caiu em terra boa e produziu frutos, dando algumas sementes cem por um, outras sessenta e outras trinta.
– Ouça quem tem ouvidos de ouvir.
(S. MATEUS, 13:1 a 9.)
Escutai, pois, vós outros a parábola do semeador.
– Quem quer que escuta a palavra do reino e não lhe dá atenção, vem o espírito maligno e tira o que lhe fora semeado no coração. Esse é o que recebeu a semente ao longo do caminho.
– Aquele que recebe a semente em meio das pedras é o que escuta a palavra e que a recebe com alegria no primeiro momento. Mas, não tendo nele raízes, dura apenas algum tempo. Em sobrevindo reveses e perseguições por causa da palavra, tira ele daí motivo de escândalo e de queda.
– Aquele que recebe a semente entre espinheiros é o que ouve a palavra; mas, em quem, logo, os cuidados deste século e a ilusão das riquezas abafam aquela palavra e a tornam infrutífera.
– Aquele, porém, que recebe a semente em boa terra é o que escuta a palavra, que lhe presta atenção e em quem ela produz frutos, dando cem ou sessenta, ou trinta por um.
(S. MATEUS, 13:18 a 23.)
Jesus é o Divino Semeador.
semente é Sua Palavra.
E os diversos terrenos são os nossos corações, onde Ele semeia Seus ensinamentos, cheio de amor para conosco.

domingo, 6 de julho de 2014

HOJE NO EVANGELHO - Mt 11, 25 - 30




Jesus chama a si os que estão fatigados e oprimidos, e o jugo que lhes impõe é suave e leve. Este jugo, porém, não é leve por ser menos exigente, mas, porque a presença solidária de jesus o torna leve.

Jesus humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!!!