quinta-feira, 17 de abril de 2014

TRÍDUO PASCAL - CATEQUESE DO PAPA


"Estamos vivendo os dias santos que nos convidam a meditar sobre os acontecimentos centrais da nossa Redenção, o núcleo essencial da nossa fé. 

Hoje começa o tríduo pascal, cume do ano litúrgico inteiro, no qual somos convidados ao silêncio e à oração para contemplar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.


Vamos viver intensamente estes dias, para que orientem decididamente a vida de cada um à adesão generosa e convencida de Cristo, morto e ressuscitado por nós.


Nesta quinta-feira Santa de manhã, a Santa Missa Crismal, reunirá os presbíteros com seus respectivos bispos, durante uma significativa Celebração Eucarística, que geralmente acontece nas catedrais diocesanas, serão abençoados os óleos dos enfermos, dos catecúmenos e o crisma.

Além disso, o bispo e os presbíteros renovarão as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação.
Hoje à tarde, às 19h na nossa Paróquia, celebraremos o momento da instituição da Eucaristia. 
O apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios, confirmava os primeiros cristãos na verdade do mistério eucarístico, comunicando-lhes o que ele mesmo havia aprendido: “De fato, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: na noite em que ia ser entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo entregue por vós. Fazei isto em minha memória’. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: ‘“Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória’” (1 Cor 11,23-25).
Estas palavras manifestam com clareza a intenção de Cristo: sob as espécies do pão e do vinho, Ele se faz presente de modo real com seu Corpo entregue e com seu Sangue derramado como sacrifício da Nova Aliança. Ao mesmo tempo, Ele constitui os Apóstolos e seus sucessores como ministros deste sacramento, que entrega à sua Igreja como prova suprema do seu amor.
Com um rito sugestivo, recordaremos também o gesto de Jesus, que lava os pés dos Apóstolos (cf. Jo 13,1-25). 
Este ato se converte, para o evangelista, na representação de toda a vida de Jesus e revela seu amor até o final, um amor infinito, que capacita o homem para a comunhão com Deus e o torna livre.
Ao término da liturgia da Quinta-Feira Santa, a Igreja deposita o Santíssimo Sacramento em um lugar preparado para isso, que representa a solidão do Getsêmani e a angústia mortal de Jesus. Diante da Eucaristia, os fiéis contemplam Jesus na hora da sua solidão e rezam para que acabem as solidões do mundo. Este caminho litúrgico é, por outro lado, um convite a buscar o encontro íntimo como Senhor na oração, a reconhecer Jesus entre aqueles que estão sozinhos, a velar com Ele e a saber proclamá-lo como luz da própria vida.
Na Sexta-Feira Santa, recordaremos a Paixão e Morte do Senhor. 
Jesus quis oferecer sua vida em sacrifício pela remissão dos pecados da humanidade, escolhendo, com este fim, a morte mais cruel e humilhante: a crucifixão. 
Existe uma conexão indissociável entre a Última Ceia e a morte de Jesus. Na primeira, Jesus entrega seu Corpo e seu Sangue, isto é, sua existência terrena, sua pessoa, antecipando sua morte e transformando-a em um ato de amor.
Assim, a morte, que, por natureza, é o final, a destruição de toda relação, aparece com Ele como ato de comunicação de si, instrumento de salvação e proclamação da vitória do amor. Dessa forma, Jesus se converte na chave para compreender a Última Ceia, que é a antecipação da morte violenta em sacrifício voluntário, em ato de amor que redime e salva o mundo.
O Sábado Santo se caracteriza por um grande silêncio. As igrejas estão nuas e não programam liturgias particulares. Nesse tempo de espera e de esperança, os crentes são convidados à oração, à reflexão, à conversão, também através do sacramento da reconciliação, para poder participar, intimamente renovados, da celebração da Páscoa.
Na noite do Sábado Santo, durante a solene Vigília Pascal, “mãe de todas as vigílias”, este silêncio será quebrado com o canto do “Aleluia”, que anuncia a ressurreição de Cristo e proclama a vitória da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte.
 A Igreja se alegrará no encontro com o seu Senhor, entrando no dia da Páscoa que o Senhor inaugura ressuscitando dentre os mortos.
Queridos irmãos e irmãs: preparemo-nos para viver intensamente este tríduo santo já iminente, para sermos cada vez mais profundamente inseridos no mistério de Cristo, morto e ressuscitado por nós.
 Que a Virgem Santíssima nos acompanhe neste itinerário. Ela, que acompanhou Jesus em sua Paixão e esteve presente aos pés da cruz, nos introduza no mistério pascal, para que possamos experimentar a alegria e a paz do Ressuscitado".
Fonte: Catequese do Papa Bento XVI - Triduo pascal, núcleo essencial da fé

 

Nenhum comentário: